Verrugas

Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV que infecta a camada superior da pele, causando as verrugas. Elas podem surgir mais facilmente quando a pessoa apresenta alguma lesão ou corte na pele. Podem surgir em qualquer parte do corpo, geralmente não são dolorosos e quase sempre são inofensivas e podem desaparecer sozinhas.

Verrugas podem variar muito de tamanho e formato de uma para outra. A textura também tende a ser diferente, podendo apresentar desde superfícies lisas até mais rugosas.

Existem diversos tipos possíveis de verrugas:

Cuidados

Tratamento

As verrugas podem parar de evoluir espontaneamente, dentro de meses, ou persistir por anos. Nas crianças geralmente curam-se sem necessidade de medicação, no entanto, pelo risco de passar para outras pessoas ou surgimento de novas lesões é recomendado tratamento.Já nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer sem tratamento.

Existem diferentes modalidades terapêuticas que levam a destruição ou remoção das lesões.  Tais como uma rápida cirurgia, com aplicação de ácidos no local, cauterização ou aplicação de nitrogênio líquido ou neve carbônica (sendo que estes dois últimos congelam a verruga, destruindo-a). Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado.

As verrugas anogenitais são as mais difíceis de serem tratadas, podendo ser necessária uma combinação de tratamentos e muitas vezes cirurgias para a retirada das lesões. Por causa do risco de provocarem câncer, esse tipo deve ser tratado com muita atenção. Consulte seu dermatologista.