MARQUE SUA CONSULTA


Existem vários tipos de manchas. Saiba como tratar!

27 de agosto de 2018 - 14:06

Segundo pesquisa científica do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, no Brasil, o número de pessoas que não aplica protetor solar diariamente é de 72, 5%, correspondendo a quase 3/4 da população. Esse descuido, aliado a outros fatores, como o envelhecimento, alergias, predisposição genética, alterações hormonais e hiperpigmentação após inflamações, pode influenciar na piora ou no aparecimento de manchas na pele – que podem tanto afetar somente a estética como ser sinais de doenças subjacentes.

 De acordo com a  Dra. Monalisy Rodrigues, os principais tipos de manchas na pele se dividem entre as cores marrom, preta, branca, roxa e vermelha.  As manchas marrons abrangem condições como a melanose ou mancha senil, fitofotodermatose e o melasma, sendo que cada tipo possui processos terapêuticos específicos. A melanose, por exemplo, pode ser tratada com criocirurgia, cauterização, peelings químicos, entre outros. No caso da fitofotodermatose, limpeza, hidratação e protetor solar na pele resolvem. Já o melasma não tem cura, mas existe tratamento por meio de cremes clareadores, peelings ou laser, por exemplo.

Dentre as manchas pretas podemos identificar o nevo, nevo melanocítico congênito e a queratose seborreica escura, podendo serem retirados à desejo do paciente, mesmo que não apresentem caráter maligno. As manchas brancas abrangem a leucodermia solar ou sardas brancas, pitiríase versicolor ou pano branco (micose de praia) e o vitiligo. Para o tratamento da leucodermia, além do uso do protetor solar, é possível fazer uso de lasers, crioterapia com nitrogênio líquido e dermoabrasão. Já para a recuperação de manchas causadas pelo pano branco, podem ser indicados cremes, loções ou xampus antifúngicos, mas em casos mais extremos, ainda podem ser receitados comprimidos para uso via oral. Já o vitiligo, mesmo não possuindo uma causa especifica, também possui tratamento que pode ser realizado por meio do uso da fototerapia por LED, aplicação de cremes e pomadas a base de corticoides e/ou imunomoduladores.

No grupo das manchas roxas se encontram os hematomas e a purpura senil, que são petéquias, equimoses, ou hematomas, que aparecem no dorso, punhos, antebraços ou das mãos. Para hematomas comuns, um resfriamento da área com a ajuda de compressas frias resolvem; em alguns casos, podem ser indicados cremes à base de arnica, heparina ou polissulfato de mucopolissacarídeo. Quanto à purpura senil, com tratamento que torna a pele mais espessa, o indicado é o uso de hidratantes a base de Vitamina C e K para amenizar o quadro.


Dra. Monalisy Rodrigues CRM 1234567
FALE CONOSCO
Contato
INFORMAÇÕES
Dra. Monalisy Rodrigues
Dermatologista - CRM 36254
(31) 3160-3159 | (31) 99741-1975
[Rua Felipe dos Santos, 674 - sala 901 - Centro - Betim/MG]
contato@monalisyrodrigues.com.br

Monalisy Rodrigues - Doctoralia.com.br
MARQUE SUA CONSULTA
DÚVIDAS


FACEBOOK
(31) 3160-3159 | (31) 99741-1975